noticia1304944402.jpg

Curso gratuito com o Prof° Ubiratan D'ambrósio

MATEMÁTICA: SUA GERAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E DIFUSÃO AO LONGO DA HISTÓRIA

 

02, 03, 09, 10 e 11 de junho • Cultura como centro do saber matemático

 

Prof. Dr. Ubiratan D’Ambrósio ministra curso sobre geração, organização e difusão da Matemática ao longo da história

 

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática realiza nos dias 02, 03, 09, 10 e 11 de junho de 2011, das 14h às 17h, o curso monográfico da Escola de Altos Estudos da CAPES: “Matemática: sua geração, organização e difusão ao longo da história”. O curso, realizado no auditório da unidade Marte da UNIBAN, será ministrado pelo renomado Prof. Dr. Ubiratan D’Ambrósio.

 

As inscrições são gratuitas e os interessados em participar deverão enviar o nome completo, telefone, R.G., instituição, nível acadêmico e curso para o e-mail: labpos.mt@uniban.br e aguardar a confirmação da inscrição. As vagas são limitadas.

 

 

Sobre o curso

O curso tem como objetivo um estudo sobre a história e a sociologia da matemática, procurando entender os fatores que podem ter influenciado sua emergência (cognição), sua organização intelectual e social (epistemologia) e sua difusão (educação). O estudo focaliza a matemática dominante, que tem sua origem nas civilizações ao redor do Mediterrâneo. Mas haverá sempre referências comparativas com ideias equivalentes em outras culturas e civilizações (etnomatemáticas).

 

O referencial teórico é o ciclo de conhecimento, no qual se fundamenta o Programa Etnomatemática, que procura situar e relacionar fatos e indivíduos no contexto maior da sua cultura. Serão abordados aspectos cognitivos (geração), epistemológicos (organização) e educacionais (transmissão e difusão) da matemática.

 

A matemática será situada na história universal. A ênfase é dada à matemática acadêmica, desenvolvida na Europa e transmitida, desde o início da época colonial até os dias de hoje, a todas as regiões do planeta. Haverá breve referência ao que se passa no Brasil em cada uma das épocas abordadas.

 

 

Confira a programação completa:

 

Curso: Matemática: sua geração, organização e difusão ao longo da história

Professor convidado: Dr. Ubiratan D’Ambrósio

 

Horário: das 14h às 17h

 

Dia 02 de junho

Aula 1: Natureza da Matemática. Da Antiguidade Mediterrânea ao apogeu do Império Romano. Fatores religiosos e sociais no desenvolvimento da matemática e da educação

 

Dia 03 de junho

Aula 2: A Idade Média cristã e a emergência do Islão. As Cruzadas e a Alta Idade Média na Europa. O Renascimento e as Grandes Navegações e as bases de uma nova ciência e de novas ordens religiosas. Sua influência na Educação.

 

Dia 09 de junho

Aula 3: Da Filosofia Natural e Mecânica ao Cálculo Diferencial e Integral e à Análise Infinitesimal. As grandes revoluções Industrial, Americana e Francesa e a nova educação superior. Consequências no desenvolvimento da matemática e da educação.

 

Dia 10 de junho

Aula 4: Século XIX e a primeira metade do século XX: rigor e consolidação teórica da matemática. A emergência de novos impérios e a independências das colônias americanas. A transição do século XIX para o século XX e o surgimento da Educação Matemática como uma disciplina. A Primeira Guerra Mundial e conseqüências

 

Dia 11 de junho

Aula 5: A Segunda Guerra Mundial e a entrada no século XXI: novas áreas de conhecimento e a emergência de uma nova matemática. Consequências para a Educação.

 

Mini-currículo do Prof. Dr. Ubiratan D’Ambrósio:

Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1955) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1963). É Professor Emérito da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Bandeirante de São Paulo/UNIBAN. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: História e Filosofia da Matemática, História e Filosofia das Ciências, Etnomatemática, Etnociência, Educação Matemática e Estudos Transdisciplinares. Foi laureado com a medalha Félix Klein 2005 pelo ICMI - International Commission of Mathematical Instruction da International Mathematical Union -, e laureado com a medalha Kenneth O May em 2001, pela Comissão Internacional de História da Matemática por suas importantes contribuições na História da Matemática. Eleito "fellow" da American Association for the Advancement of Sciences (AAAS), em 1983. Ubiratan D’Ambrosio é uma dos pioneiros do estudo da Etnomatemática, subárea da Educação Matemática estudada mundo afora e que considera a cultura como centro do saber. Além disso, seu nome é signatário de importantes documentos no mundo da ciência tais como a Declaração de Veneza de 1986 e Carta da Transdisciplinaridade de 1994.

 

 

Serviço:

Data: Dias 02, 03, 09, 10 e 11 de junho de 2011

Horário: Das 14h às 17h

Local: Auditório da unidade Marte

Endereço: Av. Braz Leme, 3029 – Santana – São Paulo

Público-Alvo: Alunos, professores e pesquisadores da área da Pós-Graduação em Educação Matemática

Organizadora: Profa. Dra. Tânia Maria Mendonça Campos

Informações: coordpos.mt@uniban.br ou tel.: 2972-9031

Apoio: Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

 

 

 

 

 

As inscrições duram enquanto houver vagas e só podem ser feitas pelo o email: labpos.mt@uniban.br

 

Fonte: UNIBAN